1 de abril de 2011

Publicitários famosos

Segue abaixo uma lista contendo alguns dos maiores nomes da Publicidade e alguns dados sobre os mesmos:


Alexandre José Periscinoto (Mococa, 8 de abril de 1925) é um publicitário brasileiro, e um dos fundadores da Almap.

Alexander Maria Constantin Pius Johannes von Schönburg (Viena, Áustria, 11 de março de 1959). Trabalhou para a Grey Global Group em Nova York, chegando a ser o mais jovem vice-presidente da rede norte-americana aos 26 anos. Foi enviado ao Peru, México, Miami, Canadá antes de regressar ao Brasil e abrir sua própria empresa, que se transformou posteriormente na TBWA Worldwide do Brasil.

Álvaro Brandão Apocalypse (Ouro Fino, 14 de janeiro de 1937 — Belo Horizonte, 6 de setembro de 2003) foi um pintor, ilustrador, gravador, desenhista, diretor de teatro, cenógrafo, professor, museólogo e publicitário brasileiro. Foi também um dos fundadores do Grupo Giramundo.

Ana Lúcia Serra é uma empresária e publicitária brasileira. Já foi duas vezes vencedora do Prêmio Caboré – em 1995, quando trabalhava na agência DM9DDB, e em 2001, quando já comandava a Agência Age, da qual é fundadora junto com Carlos Domingos e Tomás Lorente.

André Torretta é um publicitário, escritor e palestrante baiano, radicado em São Paulo. Trabalhou como redator e diretor de Criação em empresas de comunicação, como Editora Abril, Editora Globo, Salles, Colucci e Duda Mendonça. Trabalhou como estrategista em campanhas políticas durante 15 anos, tendo atuado no Maranhão, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Roraima, Rio de Janeiro e na Argentina. A vivência muito próxima às camadas populares lhe rendeu conhecimento para lançar em 2001, a primeira agência de publicidade e o primeiro instituto de pesquisa voltados para a base da pirâmide. Em 2007, lançou uma empresa de consultoria e estratégia de marketing e negócios para a nova classe média brasileira, chamada A Ponte Estratégia.

Manuel Bastos Tigre (Recife, 12 de março de 1882 — Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1957) foi um bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista e destacado publicitário brasileiro. E é dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa: "Se é Bayer é bom"

Bárbara Vhiegas é jornalista, publicitária, poetisa e cantora, seguindo a tradição da família de músicos, poetas, artistas e intelectuais. Nasceu na Praia de São Francisco, berço da boemia da charmosa Niterói, no Rio de Janeiro.

Caio de Alcântara Machado (São Paulo, 30 de abril de 1926 — 20 de agosto de 2003) foi um publicitário brasileiro e criador das feiras industriais de negócios.

Carlos Maia de Souza, conhecido como Carlito Maia (Lavras, 19 de fevereiro de 1924 — São Paulo, 22 de junho de 2002) foi um publicitário brasileiro e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Trabalhou na agência McCann-Erickson, onde atendia à conta da Goodyear, trabalhou ainda na Atlas (onde ganhou seu primeiro prêmio - o "Souza Ramos"), Norton, Alcântara Machado, Magaldi, Maia & Prosperi (onde lançou a "Jovem Guarda", "Calhambeque", etc), P.A. Nascimento, Estúdio 13, Esquire e, finalmente, na Rede Globo, onde permaneceu por mais de 20 anos. Era dele os slogans: sendo de sua autoria os slogans "Lula-lá", "OPTei".

Carlos Domingos é um publicitário, empresário e escritor brasileiro. Nasceu no dia 1º de novembro de 1968, em São José dos Campos, São Paulo. Foi redator e diretor de criação de alguns dos anúncios mais famosos do Brasil, entre eles a versão impressa de “Hitler”, para o jornal Folha de S. Paulo. Em 1999, junto com outros publicitários fundou a Agência Age, hoje parte da holding Isobar. É autor de dois livros e foi colunista do jornal Valor Econômico.

Claudio Althiery (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1969) é um publicitário, ator, autor e diretor teatral brasileiro. Criou para clientes como Sony Music, Confederação Nacional de Municípios, Ediouro, FGV, Globosat, Golden Cross, Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio, Sebrae e Socôco, entre outros.

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça, (Salvador, 10 de agosto de 1944) é um dos mais importantes publicitários brasileiros. Tornou-se notório no cenário nacional por comandar campanhas políticas vitoriosas em diversas eleições. Seu trabalho nas eleições presidenciais de 2002, quando da eleição de Luís Inácio Lula da Silva foi alvo de muitos elogios entre os profissionais da área. Também foi o responsável pela campanha de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo em 1992, pela campanha de reeleição da ex-prefeita Marta Suplicy em 2004 e pelas campanhas de Ciro Gomes e de Cid Gomes no Ceará, respectivamente a deputado federal e a governador, em 2006.

Eduardo Cesar Rodrigues Viana (Barra Mansa, 1976) é um publicitário brasileiro.
Atuou como redator em agências de propaganda no Rio de Janeiro e em Brasília. Criou para clientes como Sony Music, Confederação Nacional de Municípios, Ediouro, FGV, Globosat, Golden Cross, Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio, Sebrae e Socôco, entre outros.

Eduardo Fischer é um publicitário brasileiro. É o proprietário de um conglomerado de comunicação e marketing presente em nove países da América Latina e em Portugal,onde emprega 700 pessoas.
Montou, aos 19 anos de idade, uma pequena agência de publicidade. De 1986 a 1990 manteve sociedade, junto com Roberto Justus, com a multinacional Young & Rubicam. Atualmente Fischer já ganhou 700 prêmios nacionais e internacionais em 20 anos de carreira. A Holding Total, fundada em 1998, tem 100% de capital nacional e controla, além da rede Fischer, as empresas Fala! (agência de propaganda), 1Stop (marketing promocional), Alquimia Serviços de Marketing (marketing de incentivo e relacionamento), POL (sistemas de premiação on-line), BG Interativa (marketing e soluções digitais), TEN (consultoria estratégica) e Smash (maior empresa independente de marketing promocional da Argentina), encerrando o ano de 2006 com faturamento de 800 milhões de reais, mesmo ano em que Fischer foi considerado a Personalidade do ano na Publicidade!

Edvan Antunes é publicitário e humorista nascido em Goiânia no ano de 1964. Aos 15 anos iniciou-se no mundo da comunicação desenhando charges para a coluna Parachoque do extinto jornal Cinco de Março. Logo depois se transfere para a publicidade como aprendiz e em 1990 á convite de Washington Olivetto, faz um estágio na WBRASIL sendo contratado em seguida pela multinacional inglesa Lintas. Após 11 anos em São Paulo, se muda para Brasília para atuar na premiada agência Mr.Brain.Em 2007 parte para uma experiência internacional atuando como Diretor de Criação na Colômbia e Panamá.

Ely Rubens Barbosa, mais conhecido como Ely Barbosa (Vera Cruz, 1939 — São Paulo, 19 de janeiro de 2007), foi um autor de histórias em quadrinhos e publicitário brasileiro. Foi o autor do comercial da empresa especializada em controle de pragas DDDrin, exibido na década de 1970. A peça exibia uma animação de baratas. De 1987 até 1992 foram publicadas pela Editora Abril revistas em quadrinhos de personagens criados por Ely Barbosa: Fofura, Patrícia e O Gordo. Os bonecos Anjinha e Capetinha, pertencentes ao programa Oradukapeta, apresentado nos anos 1980 por Sérgio Mallandro, foram da criação de Ely Barbosa.

Erly Hecker, jornalista e publicitário, (19/07/1920, Porto Alegre - RS, 21/02/1991, São Paulo). Em 1956, e fundou, em sociedade com Aurélio Campos (também radialista famoso), a agência de propaganda Aurélio Campos Publicidade. Seu principal cliente foi a Manufatura de Brinquedos Estrela para a qual criou inúmeros comerciais, então veiculados na extinta TV Tupi, Canal 3, de São Paulo, dita "A Taba". Naquela época, a maior parte da emissão de TV ocorria ao vivo, ou seja, poucos eram os filmes projetados, sendo a grande maioria estrangeiros (o Vídeo Tape, VT, só teve curso na TV brasileira a partir de meados dos anos 1960). Assim, os comerciais eram produzidos e apresentados também ao vivo. Hecker foi um dos criadores da figura da "garota propaganda", normalmente uma bela mulher que fazia a apresentação e demonstração dos produtos ou serviços, visando com isto "transferir a sua beleza e simpatia" para o produto anunciado. Foi responsável pela criação e produção do programa infantil "Pim Pam Pum", TV Tupi, patrocinado pela Estrela que obteve grande sucesso de público, e foi precursor de programas infantis apresentados hoje na TV brasileira. Para a mesma empresa criou nomes de brinquedos que se tornaram famosos, tais como "BAMBOLÊ", considerado o produto de maior sucesso da história da indústria de brinquedos no Brasil. Em 1965, desligou-se da antiga sociedade e fundou uma nova agência: a Turma Propaganda Ltda.

Eugênio Mohallem é um redator publicitário nascido em Itajubá, MG.
Trabalhou em agências como DM9DDB, Talent e AlmapBBDO, onde, por quatro anos, dividiu a direção de criação com Marcello Serpa. Atualmente é presidente da agência Mohallem/Artplan.
É um dos redatores mais premiados de toda a história do Clube de Criação de São Paulo, com mais de 350 peças premiadas. Dentre elas, campanhas para Havaianas, Bayer, Mizuno, Apple, Folha, Estadão, Veja, Pepsi, Sharp, Valisére, entre outros.

Francesc Petit Reig (Barcelona, 1934) é um publicitário e pintor catalão naturalizado brasileiro.
Trabalhou na JWT e McCann-Erickson. Fundou com José Zaragoza o estúdio Metro 3, inovador em termos criatividade na publicidade brasileira. Associariam-se a eles Roberto Duailibi e Ronald Persichetti fundando a DPZ em 1968, até hoje uma das maiores e mais respeitadas agências do país.
Também é autor de livros de propaganda, onde se destacam Propaganda Ilimitada, onde fala sobre o negócio da propaganda, e Marca, onde fala sobre marcas famosas, sua importância e mostra marcas criadas por ele, como a do banco Itaú, a fabricante de alimentos Sadia, a GOL Transportes Aéreos, entre outras. Atua até hoje como diretor de criação na DPZ. Vive no Brasil desde 1952.

Gabriel Zellmeister é um publicitário brasileiro.
Descendente de imigrantes judeus perseguidos pelo nazismo. Começou como diretor de arte passando por várias agências pequenas. Chegou a largar a publicidade para se dedicar às artes plásticas, porém não obteve êxito nesta área.
Foi convidado por seu amigo Washington Olivetto para ser sócio da W/Brasil, juntamente com Javier Llussá Ciuret, da qual faz parte até hoje.

Hesíodo Andrade nasceu em Vitória no Espírito Santo, dia 24 de outubro de 1942 e faleceu em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, foi publicitário e empresário.
Ainda jovem veio para o Rio Grande do Sul, adotando o Estado como sua segunda terra. Aos 18 anos, dava seus primeiros passos na carreira publicitária. Foi fundador, ao lado de Daltro Franchini e João Firme de Oliveira, do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (SAPERGS), da Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO) e da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP).
Foi presidente nacional da Associação Brasileira de Propaganda (ABAP), presidente da ABAP capítulo/RS . Presidiu duas edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado em 1981 e 1991, que figura entre os mais importantes eventos do setor no cenário internacional.
Hesíodo fundou, com Laerte Martins, a Martins & Andrade Propaganda. Em 1989 recebeu da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) o título máximo do setor no Rio Grande do Sul, de Publicitário do Ano.

Italo Bianchi (Milão, 1924 — Recife, 5 de outubro de 2008) foi um cenógrafo e publicitário. Fundou a Italo Bianchi Publicitários Associados, tendo sido um dos nomes de maior destaque do mercado nordestino de propaganda nas décadas de 1970 e 1980.

Jaques Lewkowicz (São Paulo, 1944) Vindo do bairro Bom Retiro,da cidade brasileira de São Paulo, com mais de trinta anos de carreira, é conhecido pela criação de vários bordões que entraram para a história da propaganda brasileira.
Das suas campanhas mais famosas, destacam-se a dos cigarros Vila Rica, em que o jogador Gérson aparecia perguntando: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?". Até hoje a campanha é lembrada pela população e se tornou sinônimo de malandragem (a chamada Lei de Gérson). Posteriormente, Lewkowicz explicou que esse título seria "uma metáfora de todo tipo de falcatrua e malandragem, e passou a exprimir uma crítica social muito forte".
Outra campanha famosa foi a que trazia o chamado Efeito Orloff: "Eu sou você amanhã", em que alertava o consumidor sobre a importância de escolher certo a sua bebida e evitar a ressaca do dia seguinte.
Conhecida também é a campanha feita para o jeans Lee: "Não é a Lee que é diferente, as outras é que são iguais".
Atualmente Jaques Lewkowicz é sócio da agência Lew, Lara, juntamente com Luiz Lara.
Participou de várias edições do Festival de Publicidade de Cannes.

Jamil Miguel Damous Filho (Turiaçu, 7 de setembro de 1953) é um poeta e letrista brasileiro. Trabalhou como publicitário e tornou-se um dos primeiros redatores de merchandising da Rede Globo e o primeiro do hoje consagrado "merchandising social".

José Luiz Benício da Fonseca, nome artístico Benício (Rio Pardo, 14 de dezembro de 1936) é um ilustrador e desenhista brasileiro.
Começando na carreira como aprendiz de desenhista em Porto Alegre com apenas 16 anos, transferiu-se para ao Rio de Janeiro em 1953, passando a trabalhar em departamentos de arte de agências de publicidade e na Editora Rio Gráfica. Benício chegou a ilustrar história em quadrinhos, mas nunca se considerou apto para isso. A partir de 1961, começou a trabalhar para a McCann Erickson Publicidade, fez importantes trabalhos para a Coca-Cola, Esso e outros grandes clientes. Em 1963, já consagrado, muda-se para a Denison Propaganda.

José Roberto Martins é um administrador de empresas e pesquisador brasileiro na área de comunicação, especializado em branding e valor de marca, administrador da GlobalBrands Consultoria e professor em ciências da comunicação da USP.

José Zaragoza (Alicante, 14 de julho de 1930) é um pintor e publicitário espanhol radicado no Brasil desde 1952.
Ingressou na JWT no mesmo ano como diretor de arte. Transferiu-se para o escritório da agência em Nova York e estagiou na NBC em 1956.
Fundou em 1962, juntamente com Francesc Petit o estúdio de design gráfico Metro 3, que alcançou grande sucesso na época por seus trabalhos inovadores em termos visuais. Posteriormente, fundaria com Petit e Roberto Duailibi a agência DPZ, até hoje uma das maiores do Brasil.

João Pedro Sampaio é um fotógrafo e produtor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Especialista em fotografia de moda e beleza,atuante no mercado publicitário e também no marketing musical.

João Cerqueira de Santana Filho é um publicitário brasileiro. Nascido em Tucano, na Bahia, e formado em jornalismo pela UFBA, ele trabalha com marketing político, e foi o coordenador da campanha de Dilma Rousseff à presidência do Brasil em 2010.[1] Ele também comandou a campanha de Luis Inácio Lula da Silva em 2006 – nessa função, substituiu Duda Mendonça, acusado de envolvimento no escândalo do mensalão.

Julia Petit é uma produtora musical, publicitária e modelo brasileira. Ganhou o prêmio Leão de Ouro de Cannes 2003[1] pela produção da trilha sonora do comercial da marca GE e produziu a trilha de desfiles do estilista André Lima, na São Paulo Fashion Week 2007.

Julio Cesar Ribeiro (São Paulo, 1º de janeiro de 1933) é um publicitário brasileiro, presidente da agência Talent.
Começou na publicidade em 1958, na McCann Erickson. Passou pela Denison, Alcântara Machado e posteriormente MPM. Em 1967, fundou a sua primeira agência: Julio Ribeiro Mihanovich Publicidade, juntamente com Armando Mihanovich. Saiu da MPM em 1980 para fundar a Talent.
Apesar de já ter trabalhado com três áreas de publicidade diferentes, como criação, pesquisa e planejamento, é mais reconhecido pela última, sendo considerado um dos maiores especialistas nessa área da publicidade brasileira.
Foi o "Publicitário do Ano" no Prêmio Colunistas de 1970, além de obter quatro prêmios no Prêmio Caboré. Escreveu os livros Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar (co-autor), sobre técnicas da propaganda, e Fazer Acontecer, sobre a experiência da Talent no planejamento de comunicação em grandes corporações.

Laerpe Motta (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1933) é publicitário e artista plástico brasileiro auto-didata, membro da Academia Brasileira de Belas Artes. O mundo da propaganda deu-lhe a feliz oportunidade de trabalhar ao lado de Enrico Bianco - e esse encontro mudou sua vida. Percebendo o enorme potencial artístico de Laerpe Motta, Bianco não descansou enquanto não o convenceu a abandonar o reino dos anúncios para seguir exclusivamente a carreira de artísta plástico.

Lailson de Holanda Cavalcanti (Recife, 26 de dezembro de 1952) é cartunista, chargista, desenhista de histórias em quadrinhos, músico, publicitário e jornalista brasileiro. Especialista em humor gráfico, é curador de festivais do tema e pesquisador. Tem inúmeros trabalhos publicados no Brasil e na Espanha, sendo inclusive autor de adaptações de clássicos da literatura portuguesa e brasileira para os quadrinhos.

Luiz Lara, é um publicitário paulista, fundador da agência brasileira Lew Lara, a quarta maior do país e desde 2007 integrante do grupo Omnicom, um dos mais importantes do mundo.
Lara foi eleito presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade Abap em maio de 2009. Trabalhou na Almap/BBDO, Embratur e Paulistur. Recebeu o Prêmio Caboré como Empresário/Dirigente da Indústria da Comunicação. Entre seus principais clientes estão o Banco Real, a Nokia, Tim e Natura. Em novembro de 2009 a empresa ID\TBWA, de propriedade de Luiz Lara, Igor Puga, Domenico Massareto e Jaques Lewkowicz, criou uma campanha para o cliente ESSO na qual o jornalista e blogueiro Juca Kfoury supostamente recomendaria os produtos do cliente em questão. A utilização do nome do jornalista não fora previamente autorizada. A ID/TBW se desculpou publicamente poucos dias depois, isentando o cliente de culpa. O imbróglio causou danos à imagem da ESSO.

Luiz de Martino Coronel (Bagé, 16 de julho de 1938) é um escritor, compositor e publicitário brasileiro. Em 1971, fundou a Êxitus Publicidade, com Plínio Monte e Ricardo Campos, atuando como diretor de criação da agência até 1999. Neste mesmo ano fez sociedade com os publicitários Alberto Freitas e Betho Philomena, fundando a Agência Matriz. Atualmente é diretor institucional da Agência Matriz.
Foi presidente do Festival Mundial de Propaganda (1996), presidente da Associação Latino-Americana de Propaganda - Nacional (1999), presidente da Associação Latino-Americana de Propaganda – Internacional (2001-2005) e é atual presidente emérito da Associação Latino-Americana de Propaganda.

Magy Imoberdorf (1949) é uma publicitária brasileira de origem suíça.
Tem formação no design gráfico. Suas campanhas mais conhecidas foram feitas para a Lycra e principalmente para a Caninha 51, para quem criou o slogan "Uma Boa Idéia", um dos mais lembrados da história da propaganda brasileira. É também artista plástica e faz exposições no Brasil e no exterior desde 1984. Escreveu sobre criação no livro Tudo o que você quis saber sobre propaganda mas ninguém teve paciência para explicar, um clássico feito com outros profissionais conceituados da propaganda.
Foi diretora de criação da agência Lage'Magy. A Talent detinha 60% da sociedade com a Lage'Magy desde 2000 (quando a parceria entre as duas agências começou). A Talent forçou a Lage'Magy a escolher entre o fechamento da empresa ou comprar a participação da Talent. A Lage'Magy rompeu com a Talent e passou por uma crise em que teve que demitir boa parte do pessoal.

Marcello Serpa (Rio de Janeiro, 1963) é um publicitário brasileiro, sócio-presidente e diretor de criação da AlmapBBDO, uma das maiores agências de publicidade brasileiras.
Foi para a Alemanha em 1983, onde estudou artes gráficas. Foi lá também onde teve o seu primeiro contato com a propaganda, sendo diretor de arte em agências como a GGK e R.G. Wiesmeier. Quando retornou ao Brasil continuou a sua carreira em agências como DPZ Rio, DPZ São Paulo e DM9 (ver DM9DDB). Em 1993, passa para a AlmapBBDO, onde é sócio e Diretor Geral de Criação, junto com José Luiz Madeira, sócio e diretor de Planejamento e Serviços a Clientes.
É um dos diretores de arte mais premiados do Brasil, sendo responsável pelo primeiro Grand Prix do Festival de Cannes em mídia impressa do país, com a campanha para o Diet Guaraná,em 1993. Tem vários Leões em Cannes, Clio Awards, CCSP e Fiap, além de ter sido o primeiro latino a presidir o Festival de Cannes, em 2000, e seu mais jovem presidente na história.

Marcio Pitliuk, mais conhecido como Pit, é um publicitário brasileiro, autor de historias em quadrinhos, dramaturgo e escritor.
Em publicidade já trabalha há mais de trinta anos e ganhou quase todos os prêmios nacionais e internacionais.

Marcos Valério Fernandes de Souza (Curvelo, 29 de janeiro de 1961) é um empresário brasileiro da área publicitária, tornado nacionalmente conhecido em 2005 por seu envolvimento no chamado "escândalo do mensalão".
Como um dos sócios-proprietários de duas agências de comunicação de Minas Gerais, a DNA e a SMP&B, passou a prestar seus serviços a campanhas eleitorais de políticos, inicialmente para os do PSDB.

Marcus Pereira, advogado e publicitário, Marcus Pereira fundou sua própria agência em 1960 e depois passou a trabalhar com a edição de discos. Lembranças do amanhãda MG Editores Associados, de 1980, Marcus Pereira retrata a publicidade nos anos 1970 e 1980. Nesse livro discute aspectos da criação de uma agência, a profissão do publicitário, a publicidade como negócio, além de inventariar aspectos técnicos e artísticos da atividade, discutir sua linguagem a partir de anúncios clássicos da época, e falar sobre marcas, rádio, televisão e brindes. Marcus Pereira também mostra os principais vencedores do prêmio “Publicidade!”, de O Estado de S. Paulo nos anos 1960.

Miguel Paiva (Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 1950) é um cartunista, diretor de arte, escritor,[1] autor de teatro, ilustrador, publicitário, diretor, roteirista e comentarista de televisão, roteirista de cinema e jornalista brasileiro.

Nizan Guanaes, (Salvador, BA, Brasil, 1958) é um empresário e publicitário brasileiro.
É chairman do Grupo ABC de Comunicação – holding que reúne empresas nas áreas de publicidade, serviços especializados de marketing, conteúdo e entretenimento, e que, em apenas oito anos, já é o 20º maior grupo de comunicação de marketing do mundo (Agency Report 2010 – Advertising Age).

Norberto José Pinheiro Bozzetti é um arquiteto, designer e professor brasileiro. Atuou na área de comunicação em publicidade e ilustração. Atualmente dirige sua própria agência, a Bozzetti Design, e é professor da UniRitter e presidente da APDESIGN (Associação dos Profissionais em Design do RS).

Ricardo Freire (Porto Alegre, 29 de outubro de 1963) é um ex-publicitário e escritor brasileiro. Desde 2005 dedica-se apenas a matérias sobre turismo e hoje é considerado uma "referência no assunto".Trabalhou na W/Brasil e na Talent, entre outras agências de propaganda. São dele os bordões "Não é assim uma Brastemp" e "Folha: não dá para não ler".

Roberto Duailibi (Campo Grande, 8 de outubro de 1935). Iniciou sua carreira em 1952, na Colgate - Palmolive. A partir de 1956 trabalhou como redator em agências como CIN - Companhia de Incremento de Negócios (atual Leo Burnett Publicidade Ltda), JWT, McCann Ericson e na Standard Propaganda, onde foi vice-presidente de criação. Em 1968 associou-se a José Zaragoza e Francesc Petit na formação da DPZ , uma das maiores e mais premiadas agências publicitárias do país. Eleito "Publicitário do Ano" em 1969, no Prêmio Colunistas.
Além de reconhecido e premiado como publicitário, Roberto Duailibi é escritor, professor e um dos mais requisitados palestrantes brasileiros.

Roberto Luiz Justus (São Paulo, 30 de abril de 1955) é um publicitário, empresário e apresentador de televisão brasileiro, formado em Administração de Empresas. Em 2010 Roberto Justus foi eleito o líder mais admirado pelos jovens brasileiros, segundo a pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a NextView e a TNS.[1] E, pela segunda vez consecutiva, levou o título de Publicitário mais Confiável do País em levantamento da revista Seleções e do Ibope Inteligência.
Depois de 17 anos sob o comando da Fischer & Justus em 1998 o empresário fundou sua nova agência a Newcomm Comunicação Integrada. Em pouco tempo, a operação atraiu a atenção e os investimentos da multinacional Bates Worldwide, controlada pelo grupo inglês Cordiant, dando origem ao grupo NewcommBates. Em 2004, com a aquisição da Cordiant pela WPP, Justus tornou-se sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, e a holding passou a se chamar Grupo Newcomm. Sob o seu comando estão as operações das agências Y&R (líder do ranking de agências no Brasil, nos últimos oito anos, de acordo com o Instituto Ibope Monitor)[4], Wunderman (agência de marketing de relacionamento e interatividade) e Energy (especializada em comunicação integrada) e da Ação Premedia e Tecnologia (empresa especializada em serviços de manipulação de imagens, pré-impressão e logística digital).

Roberto Medina (Rio de Janeiro, 1949) é publicitário e empresário. Fez sucesso na década de 1980. A agência Artplan, da qual é proprietário, se tornou uma das maiores do Brasil criando campanhas marcantes, como a feita para a Caixa Econômica Federal, na qual lançou o ator Luís Fernando Guimarães e o slogan "Vem pra Caixa você também!" (usado até hoje), criado pelo publicitário Nizan Guanaes.
Também é o responsável pela idealização e produção do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música no mundo.

Rodolfo Lima Martensen (Rio Grande, 13 de maio de 1915 - São Paulo, 28 de outubro de 1992) foi um radialista e publicitário brasileiro, de destacada importância para o desenvolvimento da publicidade neste país. Foi fundador e diretor da Escola de Propaganda do Museu de Arte de São Paulo (atual Escola Superior de Propaganda e Marketing), a primeira instituição voltada à formação de profissionais no campo da propaganda e da divulgação de produtos no Brasil.

Rogério Morais Martins, (São Paulo, 24 de abril de 1963) é um publicitário, diretor de arte, ilustrador, fotógrafo e artista plástico brasileiro.
Trabalhou como publicitário desde 1980. Criou campanhas publicitárias para marcas como Johnson & Johnson, Maizena, Knorr, Perdigão, Danone, Grendene, Parmalat, Kibon, Campari, Hellmann's, Chocolates Garoto entre outras.
1990 - Montou seu próprio estúdio de desenho animado e ilustrações, onde deu suporte a várias campanhas publicitárias para Elma Chips, Lojas Cem e Caldos e Sopas Knorr.
1991 - Criou o personagem Senninha e sua turma.[1]
1994 - Lançamento da Revista Senninha e sua turma[2]. A revista foi impressa e distribuida pela Editora Abril bateu recordes de venda ganhando grande popularidade. Rogério exerceu a função de Diretor de Criação do Instituto Ayrton Senna, atendendo mais de 40 empresas com centenas de produtos licenciados no Brasil e no exterior.
2004 - Começou a dar aulas de Design e Criatividade na Escola Panamericana de Arte e Design, considerada a mais importante escola de Arte e Design da América do Sul e umas das melhores do Mundo.
2007 - Criou a personagem Sirizinha e sua Turma, inspirada na apresentadora Íris Stefanelli.[3]

José Salimen (Pelotas, 2 de fevereiro de 1934), mais conhecido como Salimen Júnior, é jornalista, radialista, publicitário e empresário brasileiro. Como Diretor-Superintendente da TV Difusora, Canal 10, hoje Bandeirantes, liderou a audiência no Rio Grande do Sul e foi pioneiro na implantação da transmissão em cores na televisão brasileira e na América Latina. Honrando as origens gaúchas, o primeiro evento escolhido para ser transmitido em cores em rede nacional foi a Festa da Uva, de Caxias do Sul, em 19 de fevereiro de 1972. A primeira estação do país a se equipar inteiramente a cores entrou no ar no dia 10 de outubro de 1969 e teve, sob seu comando, destaques no Brasil como: Melhor Desempenho Empresarial, pela Revista Visão, e Melhor Emissora do Ano, pela Revista Propaganda.

Sergio Guerra (Recife, 1961) é um publicitário, fotógrafo e produtor cultural brasileiro.
Morou no Rio de Janeiro, São Paulo, e Salvador. Após 10 anos trabalhando em diversas agências de propaganda baianas, em 1991, trabalhou na Link Comunicação e Propaganda[1], da qual foi sócio-diretor por 13 anos, dedicando-se, em especial, à comunicação governamental e ao marketing político.
Em 2001, foi eleito Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas Bahia[2]. Em 1997, começou uma mudança gradual para Angola, a convite do governo angolano para desenvolver um programa de comunicação para o país. Em 2000, funda a Maianga Produções Culturais em Salvador, empresa que atua em segmentos diversos do mercado cultural, produzindo espetáculos, livros, discos e vídeos. Em 2003, a Maianga aporta também na capital de Angola, consolidando o intercâmbio cultural que Sérgio Guerra tem procurado promover entre os dois países.
Presidente da M’Link de Angola,onde é sócio do jornalista e deputado Luís Domingos, do MPLA[3]. em suas constantes viagens pelo país africano, tornou-se o único fotógrafo estrangeiro a registrar todas as províncias angolanas ainda em tempos de guerra.

Thomas Roth (1955) (Guanabara, Rio de Janeiro) é um produtor, publicitário e compositor brasileiro.
Nos anos 80, fez dupla com Luis Guedes, obtendo relativo sucesso com a música Ela sabe demais. Atualmente é dono de uma produtora de publicidade, a Lua Nova, e jurado do programa Qual É o Seu Talento?, pelo SBT.

Tomás Lorente foi um publicitário brasileiro, que faleceu dia 2 de julho de 2009. Em 1976, conseguiu seu primeiro estágio, na agência Lage Stabel & Guerreiro. A partir daí, acumulou 33 anos de carreira, com passagens pelas agências W/GGK, DPZ, DM9, Loducca22, AlmapBBDO, Duda Propaganda e MPM. Esteve a frente da direção de Criação da DM9, levou a agência a ser premiada Agência do Ano no Festival de Cannes, em 1998 e 1999. Já em 2000, fundou a agência Age (juntamente com Carlos Domingos e Ana Lúcia Serra) e foi sócio da mesma até 2003. De 2005 a 2008, com a saída de Silvio Mattos, ocupou o cargo de vice-presidente de Criação da Y&R (de Roberto Justus). Foi o diretor de arte mais premiado da história do Clube de Criação de São Paulo, onde foi presidente de 1999 a 2001. Em Cannes, conquistou 15 Leões como diretor de arte e mais 50 como diretor ou vice-presidente de Criação. Entre suas criações mais famosas está o logotipo da SOS Mata Atlântica.

Walter Longo (São Paulo, 12 de fevereiro de 1952), é um empresário, publicitário e palestrante brasileiro. Atualmente é mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm e vice-presidente da Y&R. Ficou popularmente conhecido por ser o conselheiro de Roberto Justus no programa O Aprendiz, exibido pela Rede Record. e é reconhecido como um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do Brasil.

Washington Luiz Olivetto (São Paulo, 29 de setembro de 1951) é um publicitário brasileiro, responsável por algumas das campanhas mais marcantes da propaganda nacional.
Cursou a faculdade de publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mas não concluiu o curso.[1] Redator, começou a carreira na Harding-Jiménez, depois passaria a trabalhar na Lince, Casabranca e depois na DPZ, em 1974, onde ganharia o primeiro leão de ouro da publicidade nacional no Festival de Cannes, com o filme Homem com mais de quarenta|1| anos. Na mesma agência, faria dupla de criação com o diretor de arte Francesc Petit e realizou inúmeros trabalhos premiados. A dupla ainda foi responsável pela criação do garoto-propaganda da Bombril, com o ator Carlos Moreno, que acabou indo parar nas páginas do Guinness Book como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar ao longo dos anos, a partir do décimo sexto ano de execução e mais de 340 filmes. Ainda na DPZ chegou a ser diretor de criação.
Saiu da DPZ para associar-se à agência de publicidade suíça GGK (tornando-se W/GGK), em 1986. Junto com os sócios Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret, passariam a ter o controle total da agência e passaria a ser chamada de W/Brasil. Posteriormente, teria filiais nos Estados Unidos (W/USA), Portugal (W/Portugal) e Espanha (Alta Definición & Washington Olivetto, ou W/Espanha). A W/Brasil se tornaria uma das agências mais premiadas do mundo, com quase 1.000 prêmios, entre Leões no Festival de Cannes, Clio Awards, CCSP e outros. Ganhou 49 leões de Cannes (entre ouro, prata e bronze). Na W/Brasil, foi responsável pela criação de vários comerciais memoráveis, entre eles os filmes para a fabricante de sapatos Vulcabrás, o cachorro da Cofap, o casal Unibanco, entre outros. Os filmes Hitler (1989), para a Folha de São Paulo (o filme Hitler foi criado por Nizan Guanaes), e do Primeiro Sutiã (1988), para a Valisère, são os únicos comerciais brasileiros a constarem na lista mundial dos 100 maiores comerciais de todos os tempos.
Em 2005, foi lançada a biografia da sua empresa, Na toca dos leões, escrita por Fernando Morais, que narra sobre a sua vida e o seu sequestro, no final de 2001. É diretor de criação e presidente da W/Brasil.

Valéria Guides
Fonte e créditos para: Wikipedia

2 comentários:

  1. Muito bom! Me ajudou muito em um trabalho da faculdade. Porém deverias mudar o fundo, este laranja cansa muito os olhos, tornando a leitura deveras desconfortável.

    ResponderExcluir
  2. Nossa realmente muito bom é bem resumido e informativo. Me ajudo bastante a me decidi sobre qual carreira seguir.

    ResponderExcluir