10 de abril de 2011

Como produzir sem destruir

Em nosso cotidiano podemos notar a presença do tema Sustentabilidade, pesquisas realizadas mostram que os consumidores estão cada vez mais preocupados com esse tema, e isso pode ser constatado no livro, Mundo Sustentável , de André Trigueiro onde o mesmo afirma que “os consumidores esperam que as empresas contribuam para um mundo sustentável” (TRIGUEIRO, Andre p. 28). O mundo vem passando por várias catástrofes que se agravaram por falta de responsabilidade social. Para Trigueiro “... as empresas vão ser comparadas pelas suas várias ações de responsabilidade social. (TRIGUEIRO, Andre p. 28)

Trigueiro demonstra que “... os consumidores cada vez mais consideram as empresas como agentes sociais cuja responsabilidade vai além do papel tradicional, da geração de produtos, empregos, impostos e produtos de qualidade. Para a maioria, sua responsabilidade inclui também o bem-estar da sociedade e do planeta”. (TRIGUEIRO, Andre, p. 34).

Há constante discussão entre a população, empresários e políticos de como produzir, crescer e preservar. O discurso de posse da nossa presidente Dilma Rousseff, abordou o compromisso com a população brasileira de mostrar ao mundo como um país pode crescer sem comprometer o meio ambiente. As propostas são: Valorizar o desenvolvimento regional, preservar e respeitar a biodiversidade; Equilibrar os avanços tecnológicos com a sociedade e o meio ambiente; Ser o país campeão de energia limpa. Deve-se pensar se essas promessas serão cumpridas, pois nos últimos anos o Brasil vem passando por um ciclo de tragédias relacionadas à natureza.

Os países podem usar como base alguns aspectos do Desenvolvimento Sustentável. Procurar uma maneira de satisfazer as necessidades básicas da população que é a educação, alimentação e saúde de modo que os conscientize sobre a importância da preservação e sua responsabilidade perante a sociedade e a natureza, deixando clara a solidariedade do povo com as gerações futuras e a importância da participação de todos com a preservação dos recursos naturais no qual o homem não consegue sobreviver se não possuir água e oxigênio.

Trigueiro demonstra ainda que, “... os consumidores cada vez mais consideram as empresas como agentes sociais cuja responsabilidade vai além do papel tradicional, da geração de produtos, empregos, impostos e produtos de qualidade. Para a maioria, sua responsabilidade inclui também o bem-estar da sociedade e do planeta”. (TRIGUEIRO, Andre, p. 34).

É difícil sair de uma posição confortável e se ver em uma realidade oposta ao que desejamos, mas todas essas informações e responsabilidades passadas a você, leitor, publicitário ou futuro publicitário são de extrema importância, pois a nossa missão é divulgar marcas e serviços a fim de representar determinado cliente. Maria Nacif, escritora e estudiosa do comportamento do consumidor, em seu livro Gestão de Pessoas diz que “O consumidor de hoje é muito mais exigente e bem informado, tem amplo poder de escolha, e numa sociedade globalizada e competitiva não basta oferecer um bom produto; é necessário também vender a imagem da empresa.” (NACIF, Maria, p.78). Antes de iniciar as campanhas devemos parar, pensar e analisar quais foram as ações realizadas pela empresa que efetivamente ajudaram o meio ambiente, e deste modo, fica claro que a publicidade não atua divulgando somente o produto/serviço, mas também a imagem do cliente.


Izabela Duarte.

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