Trigueiro demonstra que “... os consumidores cada vez mais consideram as empresas como agentes sociais cuja responsabilidade vai além do papel tradicional, da geração de produtos, empregos, impostos e produtos de qualidade. Para a maioria, sua responsabilidade inclui também o bem-estar da sociedade e do planeta”. (TRIGUEIRO, Andre, p. 34).
Há constante discussão entre a população, empresários e políticos de como produzir, crescer e preservar. O discurso de posse da nossa presidente Dilma Rousseff, abordou o compromisso com a população brasileira de mostrar ao mundo como um país pode crescer sem comprometer o meio ambiente. As propostas são: Valorizar o desenvolvimento regional, preservar e respeitar a biodiversidade; Equilibrar os avanços tecnológicos com a sociedade e o meio ambiente; Ser o país campeão de energia limpa. Deve-se pensar se essas promessas serão cumpridas, pois nos últimos anos o Brasil vem passando por um ciclo de tragédias relacionadas à natureza.
Os países podem usar como base alguns aspectos do Desenvolvimento Sustentável. Procurar uma maneira de satisfazer as necessidades básicas da população que é a educação, alimentação e saúde de modo que os conscientize sobre a importância da preservação e sua responsabilidade perante a sociedade e a natureza, deixando clara a solidariedade do povo com as gerações futuras e a importância da participação de todos com a preservação dos recursos naturais no qual o homem não consegue sobreviver se não possuir água e oxigênio.
Trigueiro demonstra ainda que, “... os consumidores cada vez mais consideram as empresas como agentes sociais cuja responsabilidade vai além do papel tradicional, da geração de produtos, empregos, impostos e produtos de qualidade. Para a maioria, sua responsabilidade inclui também o bem-estar da sociedade e do planeta”. (TRIGUEIRO, Andre, p. 34).
É difícil sair de uma posição confortável e se ver em uma realidade oposta ao que desejamos, mas todas essas informações e responsabilidades passadas a você, leitor, publicitário ou futuro publicitário são de extrema importância, pois a nossa missão é divulgar marcas e serviços a fim de representar determinado cliente. Maria Nacif, escritora e estudiosa do comportamento do consumidor, em seu livro Gestão de Pessoas diz que “O consumidor de hoje é muito mais exigente e bem informado, tem amplo poder de escolha, e numa sociedade globalizada e competitiva não basta oferecer um bom produto; é necessário também vender a imagem da empresa.” (NACIF, Maria, p.78). Antes de iniciar as campanhas devemos parar, pensar e analisar quais foram as ações realizadas pela empresa que efetivamente ajudaram o meio ambiente, e deste modo, fica claro que a publicidade não atua divulgando somente o produto/serviço, mas também a imagem do cliente.
Izabela Duarte.
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