25 de março de 2011

Rede Social

Ao pensarmos em rede social, ou como alguns preferem dizer (social Networking) nos remetemos à ideia do monstro Facebook e também outros como: Myspace, Twitter, Orkut... Mas nos esquecemos de pensar o que de fato é isso, e como ele interfere e influência nossa vida de um modo geral.

Antes de qualquer coisa, vamos voltar milhares de anos no tempo.  As primeiras redes sociais surgiram com nossos primórdios, os macacos, assim cita a teoria da evolução. Os macacos e todos seus derivados têm em si o convívio social entre sua espécie, vivem em bandos, ou melhor, vivem em “rede”, e o que é mais interessante cada um tem o seu valor, ou seja, a sua contribuição para o grupo. Todos desempenham seu papel no grupo, existindo uma hierarquia muito respeitada.  E com o passar das gerações e novamente seguindo pela linha da evolução nota-se que esse instinto não mudou. A filosofia de que juntos somos mais fortes segue-se dai.


O ser humano ja nasce envolvido em uma teia ou melhor uma rede social natural, alguns cientistas dizem que isso esta no DNA humano, o desejo de se relacionar de alguma forma com os demais.


Já em 2004 com o surgimento do Facebook criado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes em Harvard e essa rede foi simplificada para que todos pudessem se relacionar com os demais em todos mundo. O grande “boom” foi a incrivel ideia de que em uma única platafoma fosse possível postar fotos, videos, escrever o que pensa sem censura, postar links em fim... nao era mais necessário a presença física, basta um “gadget” celular, tablets, laptop, TV, para manter essa relação com outros indivíduos.


Mark Zuckerberg, hoje fatura milhoes com uma ideia que revolucionou o modo de como as pessoas se relacionam pela internet, e três em casa cinco pessoas no mundo possui perfil no Facebook.E assim surgem a todo tempo novas plataformas, ficamos curiosos em saber o que virá daqui pra frente. Não há limites para a imaginação humana, já que estudos dizem que usamos somente dez por cento da capacidade do nosso cérebro...


Roni R. Silva

Um comentário:

  1. A pergunta que não quer calar.. Onde estão os outros 90% que não são citados em nenhuma pesquisa??? e olha que eu pesquisei hein

    ResponderExcluir